quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Importância da Música na Educação Infantil.

Música na Educação Infantil.

 

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel e Barreto afirmam que essas atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança, da seguinte forma: As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto realização. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino possibilitando trabalhar conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. A mesma representa uma fonte de estímulo, equilíbrio e felicidade pra as crianças. Ela é uma motivação para aprender, pois através dela a criança descobre um mundo novo ajudando assim a construção do seu conhecimento. Ela também torna o ambiente mais alegre e favorável para a aprendizagem.

Resumo: A música na educação infantil é uma motivação para aprender, construir, compartilhar o que sabe e criar. Ela estimula a imaginação e a criatividade em buscas de descobertas, permite a criança desenvolver a memória, a atenção, o respeito, e a comunicação com o próximo, representa troca de experiência e tem grande importância no seu desenvolvimento auditivo, sensorial, da fala e motor.

Referencias Bibliográficas:

BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.

WEIGEL, Anna Maria Gonçalves.Brincando de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimentos na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988.

Educação Musical no Terceiro mundo: Função, .... Músicana Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003. SWANWICK, Keith. ... SIZIGAN, Geraldo de Oliveira e Maria Lúcia Cruz..1-Ouça a músicacom as crianças e realize o movimentosonoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário