sábado, 30 de junho de 2012

A Internet na Educação.


A internet na Educação.



 


O material impresso sempre teve grande importância na difusão de conhecimento, porém atualmente ele deixou de ser a única fonte de leitura e vem dando lugar a leitura eletrônica. A internet vem nos colocando em um mundo novo de leitura e escrita através da hipermídia. Com os hipertextos o leitor pode interagir de maneira mais dinâmica com as informações buscando explorar significado com mais eficiência e facilidade. Os hipertextos possuem características que o diferenciam de um texto convencional. Suas principais características são interatividade, pluritextualidade e intertextualidade. Elas fazem o leitor construir ativamente seu próprio percurso e estará realizando tentativas de compreender, pois é ele mesmo que define o que será lido e compreendido.
A Internet está provocando uma grande mudança no mundo nas questões de educação, comércio, comunicação e em nossas vidas pessoais. É um mundo a ser descoberto cheio de fatos, imagens e pessoas interessantes.
 O mundo virtual da Internet também possui seus perigos. E às vezes os pais têm pouca ou nenhuma oportunidade para revisar ou controlar a navegação de seus filhos.É dever dos pais proteger os adolescentes dos perigos da Internet. Devemos orientá-los para nunca divulgarem informações de sua vida para estranhos. Conhecer a Internet é a melhor forma de ajudar nossos filhos a evitar suas perigosas armadilhas. Devemos procurar conhecer e utilizar os mecanismos de proteção que a tecnologia lhe proporciona, porém, temos que lembrar que nenhum software pode substituir um pai atento.
A Internet também está explodindo na educação. As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o "informador", o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário