segunda-feira, 23 de julho de 2012

Meio Ambiente.




A música e o movimento na Educação Infantil








Apresentação:

 As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel  e Barreto afirmam que essas atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma: As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização. É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Mársico comenta que nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras.

Justificativa:

Este projeto tem como finalidade trabalhar a Música e o Movimento na Educação Infantil. A idéia do tema em destaque, surgiu devido a rotina de que as crianças ouvem as músicas e não realizam nenhum tipo de atividade diferenciada para o seu desenvolvimento.
A proposta de ensino que considere esta diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para sala de aula, acolhendo-a, contextualizando e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização. É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Mársico  comenta que nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.

Objetivos:


  • Propiciar às crianças atividades de musicalização visando explorar o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando e identificando diferentes fontes sonoras.

  • Levar os alunos à: desenvolver a capacidade auditiva; exercitar a atenção; concentrar e despertar a capacidade de análise e seleção de sons; liberar suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização;
  • Desenvolver a expressão corporal aprendendo a cantar e imitar os sons e os gestos

Atividades a serem trabalhadas:

  • Pesquisa com familiares de músicas antigas
  • Dobraduras,
  • Recorte e colagem
  • Dramatização
  • Cruzadinha
  • Caça palavras
  • Jogos e brincadeiras
  • Leitura e ordenação de textos
  • Representação de cantigas.
  • História legendada
  • Jogo da memória
  • Campeonato de adivinhas na sala;
  • Bingo
  • Gráfico
  • Jogos


 Avaliação:

A avaliação será através de registro descritivo das atividades desenvolvidas, onde o professor avaliará qualitativamente o grau de participação, envolvimento, colaboração e compreensão ao assunto.A avaliação será um processo cumulativo à aquisição.

Culminância:

Apresentação de músicas e dramatizações pelos alunos.

sábado, 7 de julho de 2012

Herdeiros do futuro.


Pensem e reflitam na letra da música. 
Qual o futuro do nosso planeta?



Propor aos educandos produções de texto sobre o futuro do nosso planeta.

Falta de água no nosso planeta.

Carta do ano 2070.





Esse vídeo deve ser trabalhado em sala de aula para tentarmos mudar a forma de pensar das pessoas sobre o uso feito da água. Sabemos que a água do nosso planeta corre grande risco de acabar. O que vamos fazer sem ela? Pensem, reflitam e economizem água  pois não podemos ficar sem ela.

domingo, 1 de julho de 2012

Saudações!

Saudações Colegas!



Seja bem vindo a esse blog.
 Espero que gostem!

Blog na Escola.


Blog na Escola.
O blog é uma página da web, onde podemos postar textos, fotos, vídeos, áudios, e links para documentos em outras páginas.
Cada postagem pode virar discursões, pois elas podem ser comentadas. O blog é uma forma eficiente de comunicação, rápida, barata, simples e que propicia interação com o público. Através dele nos professores podemos propor atividades complementares que estimulem a discursão entre os alunos fora da sala de aula. Podemos usar o blog também dentro do espaço escolar.